Mais de 300 pessoas participam de reunião sobre inclusão produtiva em Alto Araguaia

Prefeito assinou contrato de concessão de uso de conjunto de pasteurização e empacotadeira de leite. Objetivo é estimular a produção e incrementar a renda de produtores Alto Araguaia, MT – A produção de leite tem sido uma das apostas de renda para dezenas de produtores rurais do Projeto de Assentamento Gato Preto, Gleba Santo Antônio e Colônia do Ariranha localizados ao longo da MT-481, zona rural do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). E esse mecanismo de renda tem tudo para ser ampliado e melhorado na região. Isso porque foi assinado entre a prefeitura e a associação Gato Preto, contrato de concessão de uso de um conjunto de pasteurização e empacotadeira de leite. Outra aposta dos produtores será fomentar a produção de farinha. [caption id="attachment_27609" align="alignleft" width="220"]DSC_5168 Mesa de autoridades durante o Dia de Campo realizado no Projeto de Assentamento Gato Preto[/caption] A assinatura foi celebrada sábado (07) durante realização de um Dia de Campo na região do Gato Preto. Participaram do encontro, o prefeito Maia Neto (PR), os secretários de Agricultura, Dimas Gomes Neto; de Obras e Frota, Edinaldo Alves de Abreu, o Bordado; a engenheira da prefeitura Jeane Borges; os vereadores Evanilson Fagundes e Guilhermino Berigo (ambos do PT); Gustavo Melo (PSD); Jorge Melo (SDD); a presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, Marleida Vieira de Freitas Faria; presidente da Associação Gato Preto Marta Ferreira Dias e diversos produtores da região. Durante a assinatura, o prefeito Maia Neto disse que a prefeitura tem levado diversos investimentos para região. O principal deles é a recuperação da MT-481 para garantir o escoamento da produção. O trabalho inclui levantamento, cascalhamento e corte para suavizar a serra do Rio Ariranha. Ações de recuperação de estradas também beneficiação dos produtores residentes na região conhecida como Grilo. Outros investimentos estão na rota de ações da prefeitura para melhorar a escola do Gato Preto como o calçamento e construção de muretas, bem como licitação da cobertura da quadra que fica ao lado da unidade. “Nunca na história a MT-481 passou por uma restauração como essa. É um belíssimo trabalho. Hoje temos condições de vir à região com qualquer tipo de carro seja pequeno ou grande. Assinamos esse termo de concessão para incentivar os produtores da melhor maneira possível. Esse é o nosso papel. Vamos continuar trabalhando para darmos condições de sobrevivência com dignidade para quem mora nesta região”, disse o prefeito. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marleida Vieira de Freitas Faria, destacou a parceria bem como a importância da recuperação das estradas para os produtores escoarem a produção abastecendo a feira local e também o comércio como um todo. “Temos que fomentar o assentamento. Antigamente tínhamos uma dificuldade de logística por conta da precariedade da estrada. Mas hoje, o cenário é totalmente diferente. Não temos mais com o que nos preocupar com relação a estradas. Temos estradas como nunca tivemos. Firmamos essa parceria muito importante. Vamos colocar a farinheira para funcionar e o comodato destes equipamentos é imprescindível para a comunidade”, reforça Marleida. [caption id="attachment_27608" align="alignright" width="220"]DSC_5144 Secretário Edinaldo Alves de Abreu, o Borado; engenheira Jeane Borges e o servidor José Leonardo durante vistoria à Serra do Ariranha[/caption] Recuperação caminha para reta final A recuperação da MT-481, que dá acesso ao Gato Preto e Colônia do Ariranha caminha para reta final. O trabalho é executado numa parceria entre prefeitura e Governo de Mato Grosso. Cerca de 48 km da estrada estão sendo levantados e cascalhados. Nas proximidades do Rio Ariranha, a serra foi cortada e suavizada para abrir passagem a veículos pesados, facilitar o transporte de insumos e a retirada do rebanho bovino na região. A prefeitura também vai licitar a construção de uma nova ponte sobre o Córrego Gato Preto bem como executar obras para mudar o traçado da estrada. Atualmente, veículos articulados tem grande dificuldade para sobrepor uma curva bem acentuada na já cabeceira da ponte. “O projeto de engenharia já foi executado e o prefeito Maia Neto autorizou a realização desta obra importante”, ressalta o secretário de Obras e Frota, Edinaldo Alves de Abreu, o Bordado.